sos.destaques

IMI - Brutalmente agravado...
O IMI vai ficar à rédea solta, e vai ser brutalmente agravado em 2015 com o término da "cláusula de salvaguarda"

Que deve saber para as Assembleias
Nesta altura do ano é quando se realizam as chamadas “Assembleia Ordinárias ”. Pretende-se fazer um resumo...
Elevador do futuro: sem fios, mais rápido e muito mais pequeno! Já em 2016!
- Detalhes
- Publicado em sexta, 12 dezembro 2014 11:38
Talvez não seja tão bonito como o elevador transparente de Willy Wonka na "Fábrica de Chocolate", mas o que propõe a Thyssenkrupp implica sem dúvida uma revolução no setor da construção.
A partir de 2016 os elevadores não só vão deixar de estar presos aos tetos dos edifícios por cabos grossos de aço, como vão deixar de ser apenas verticais para também poderem transportar na horizontal.
Este protótipo de elevador do futuro chama-se "multi" e a empresa alemã prevê começar em breve fazer provas reais do novo desenho, permitindo aproveitar o espaço para que sejam vários elevadores a moverem-se pelo mesmo, 160 anos depois de ter começado a funcionar o primeiro monta-cargas.
O seu funcionamento está baseado em elevação magnética com uma estrutura básica muito parecida à do metro: diferentes elevadores viajariam por um circuito a uma velocidade de 5 metros por segundo, podendo o utilizador apanhar um elevador a cada menos de 30 segundos, havendo paragens para os 50 metros.
As vantagens para os edifícios e os utilizadores são importantes. Para os segundos, a espera entre elevador e elevador reduz-se consideravelmente. E no caso das construtoras e arquitetos, a sua liberdade na hora de desenhar o edifício aumenta e permite além do mais reduzir o espaço de zonas comuns destinadas ao elevador em cerca de 50%.
In Idealista.pt